Corinthians perde para o Palmeiras, mas permanece líder

Na semana em que completa 101 anos, o Corinthians não poderia ter recebido um presente pior. Na tarde deste domingo (28), em jogo válido pela  19ª  rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão foi derrotado pelo rival Palmeiras por 2 a 1. A partida foi disputada no estádio Eduardo José Farah, o popular Prudentão, em Presidente Prudente (SP).

Apesar da derrota, o Corinthians permaneceu na ponta da tabela, com 37 pontos, e conquistou o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão, com um ponto de vantagem sobre o vice-líder Flamengo, que empatou com o Vasco. Já o Palmeiras está com 32 pontos e ocupa a sexta colocação.

O jogo começou equilibrado e com pouca velocidade. Sem contar com o meia Alex, que sentiu dores na coxa direita, o técnico Tite voltou a utilizar o esquema com três atacantes, utilizado nas primeiras rodadas do Brasileirão. Assim, Emerson iniciou entre os titulares, ao lado de Liedson e Jorge Henrique.

Foi exatamente o Sheik quem protagonizou o primeiro lance de perigo da partida. Aos seis minutos, o atacante recebeu passe de Ramon e bateu cruzado. Marcos defendeu e evitou o gol corintiano.

A resposta do Palmeiras veio logo em seguida. Aos oito, Patrik avançou pela direita e cruzou no primeiro pau. Kleber apareceu livre, antecipou o goleiro Júlio César e cabeceou firme. A bola passou muito perto da trave direita. O Verdão chegou com perigo novamente aos 13. Kleber recebeu a bola na área e bateu forte, rente a trave, e obrigou o goleiro Júlio César a espalmar para escanteio.

Apesar do ligeiro domínio palmeirense, quem abriu o placar foi o Timão. Aos 18, Ramon fez jogada pela esquerda, passou por dois adversários e chutou para a defesa de Marcos, que deu rebote. Emerson aproveitou o lance pela direita e cruzou. O zagueiro Henrique não conseguiu cortar e a bola foi direto para o gol, sem chances para o goleiro palmeirense.

Aos 20, o forte calor, de aproximadamente 35°C, fez com que o árbitro Luiz Flavio de Oliveira interrompesse a partida com uma parada técnica, para que os jogadores pudessem se refrescar.

Após a paralisação, o Palmeiras ficou mais ofensivo. Em desvantagem no placar, Murtosa, substituto do técnico Luiz Felipe Scolari, suspenso pelo STJD, promoveu a estreia do atacante Fernandão, recém-chegado do Guarani, no lugar de Patrik.

Com mais um homem de frente e maior volume de jogo, o Verdão conseguiu o empate aos 34. Marcos Assunção cobrou escanteio pela esquerda, Júlio César não conseguiu afastar e a bola sobrou na entrada da pequena área para Luan, que chutou forte e deixou tudo igual em Presidente Prudente.

Após o intervalo, logo aos sete minutos, o Palmeiras conseguiu a virada. Marcos Assunção fez lançamento preciso para o estreante Fernandão na marca do pênalti. O atacante, livre de marcação, dominou no peito e, sem deixar a bola cair, tocou na saída de Júlio César.

Sem muitas opções ofensivas entre os reservas, Tite colocou o atacante Willian no lugar de Danilo, único homem de criação no Corinthians. Assim, Emerson recuou para jogar no meio de campo. Apesar da alteração tática, o Timão não apresentou melhora e o jogo perdeu ainda mais velocidade.

Preocupado em segurar a vantagem no placar, o Palmeiras se retraiu na defesa e passou a apostar nos contra-ataques, mas pouco assustou. A última chance do Corinthians aconteceu já no final do jogo, aos 43. Liedson recebeu a bola na entrada da área, girou sobre a marcação e chutou rasteiro para a defesa em dois tempos do goleiro Marcos.

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira (31), um dia antes de seu 101º aniversário, quando recebe o Grêmio, às 18 horas, no Pacaembu. Na mesma data, mas às 21h50, o Palmeiras visita o Botafogo, no Engenhão.

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário