Se depender de retrospecto, Corinthians será penta

Das quatro vezes em que foi campeão, Timão ganhou primeiro turno em três

O Campeonato Brasileiro chegou à sua primeira metade e o Corinthians sagrou-se campeão simbólico do primeiro turno. Para chegar, de fato, a levantar a taça, o Timão ainda tem um longo caminho pela frente. Nos últimos cinco anos, quando o Brasileirão passou a ter 38 rodadas, a média de pontos dos campeões girou em torno dos 74 pontos.

O Corinthians terminou a primeira fase com 37 e, teoricamente, precisaria repetir o mesmo desempenho, com 11 vitórias e 4 empates, para ganhar o seu quinto título nacional. Mas e nos anos em que realmente foi campeão? Como o Corinthians terminou a primeira fase? Acompanhe abaixo o levantamento feito pelo É Preto no Branco.

Campeonato Brasileiro de 1990: segundo lugar

Explicando o regulamento: Em 90, o regulamento do Brasileirão envolvia duas fases de grupos e o famigerado mata-mata. Eram formados dois grupos com 10 times cada. Na primeira fase, o Grupo A enfrentava o Grupo B. Na segunda, os times enfrentavam os companheiros de grupo. Os dois times com as piores campanhas, somando os pontos das duas primeiras fases, eram rebaixados. 

Passavam para a terceira fase, a de mata-mata, o vencedor de turno de cada grupo e as outras quatro melhores campanhas seguintes, totalizando oito times. Formava-se, então, a fase eliminatória, com quartas-de-final, semi-final e final. 

É importante notar que, em 1990, o Brasileirão ainda trabalhava com o sistema de pontos antigos. Para cada vitória, somava-se dois pontos. Somente em 1995 a CBF adotou os três pontos para cada vitória.

O Corinthians: Em 90, o Corinthians ficou no grupo A. Na primeira fase, enfrentando os times do grupo B, somou 14 pontos (6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas) e ficou em segundo lugar no A. Na segunda fase, ficou em penúltimo. Só conseguiu a classificação para o mata-mata porque a somatória dos pontos lhe davam a quarta e última vaga. Enfrentou  Atlético-MG, Grêmio e a ganhou as duas partidas da final em cima do São Paulo.

Campeonato Brasileiro de 1998: primeiro lugar

Explicando o regulamento: O Brasileirão de 98 tinha duas fases: um turno, em que os 24 times se enfrentavam, e uma fase de mata-mata, com 8 times passando às quartas-de-final, em que o melhor classificado enfrentava o último. Eram rebaixados os times com as quatro piores campanhas. 

É importante frisar que o regulamento permitia que os confrontos da fase de mata-mata fossem decididos em até três partidas, caso houvesse necessidade. Se uma equipe vencesse os dois primeiros jogos, não haveria a necessidade de um terceiro. 

O Corinthians:  O Timão se classificou em primeiro lugar com 46 pontos, com 14 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Nas finais, o Corinthians fez uso das três partidas em todos os confrontos. Eliminou Grêmio, Santos e foi campeão em cima do Cruzeiro.  

Campeonato Brasileiro de 1999: primeiro lugar

Explicando o regulamento: O Brasileirão de 99 tinha o regulamento bem parecido com o 98. A diferença reinava no número de equipes que disputavam   o Campeonato: eram 22 equipes, não mais 24. Os times também se enfrentavam em turno e depois em mata-mata. A regra dos três jogos para cada confronto também era válida. . 

O Corinthians:  O Timão tornou a se classificar em primeiro. Fez 21 jogos e obteve 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, somando 44 pontos. Na segunda fase, eliminou Guarani e São Paulo – com três e dois jogos, respectivamente – e foi campeão jogando três partidas em cima do Atlético – MG. 

Campeonato Brasileiro de 2005: primeiro lugar

Explicando o regulamento: O quarto brasileirão do Corinthians foi conquistado na era dos pontos corridos. Em 2005, 22 times se enfrentavam em turno e returno, e aquele que somasse o maior número de pontos no final da 42ª rodada levantava a taça. O Campeonato foi marcado pelo escândalo da Máfia do Apito, em que o árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi acusado de manipular resultados de jogos e 11 deles acabaram remarcados. 

O Corinthians: O Timão teve dois jogos anulados, ambos derrotas contra  Santos (primeira fase) e São Paulo (segunda fase). Com a remarcação, os resultados negativos foram convertidos em uma vitória e um empate, respectivamente. 

No primeira fase, o Corinthians terminou líder, com 42 pontos, um a mais que o vice-líder Fluminense. Foram 21 jogos, 13 vitórias (incluindo aqui a vitória sobre o Santos), 3 empates e 5 derrotas.  Ao final, o Timão fez 81 pontos, com 24 vitórias, 9 empates e 9 derrotas e levantou a taça. O Internacional, que também teve um jogo anulado, mas repetiu o resultado na remarcação ( 3×2 em cima do Coritiba), foi o segundo colocado, com 78 pontos. 

Esse post foi publicado em Especial. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Se depender de retrospecto, Corinthians será penta

  1. eithanois disse:

    VAI CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário