Com dois a menos, Corinthians bate Grêmio e segue líder do Brasileirão

Na véspera do aniversário de 1o1 anos, o Corinthians precisou suar a camisa para vencer o Grêmio por 3 a 2 no Pacaembu, nesta quarta-feira (31), pelo Campeonato Brasileiro. Chicão, de pênalti, Paulinho e Ramon marcaram os gols da vitória, enquanto Douglas e André Lima descontaram para o time gaúcho.

Nesta rodada, a CBF estreou um novo horário dos jogos: às 18h de quarta-feira. Isso refletiu diretamente no público. Tinha torcedor que saiu direto do trabalho, um prevenido que comprou pela internet e outro que vestia terno e gravata, peça rara em um estádio de futebol. “Eu moro em São Paulo, mas viajei para Brasília a trabalho, voltei hoje e vim direto do aeroporto”, dizia ele, orgulhoso.

A vitória aliviou uma pressão sob o técnico Tite, visto que o time tinha conseguido apenas duas vitórias nos últimos nove jogos e no último domingo (28) perdeu de virada para o rival Palmeiras por 2 a 1. Para mudar esta realidade, ele sacou Jorge Henrique e escalou Edenílson no jogo contra o Grêmio. O meia atacante se destacou como um dos personagens do jogo. Com Danilo bem marcado por Fábio Rochemback, o ex-jogador do Caxias foi o principal responsável por armar as jogadas do Corinthians no primeiro tempo.

O primeiro gol saiu após uma jogada entre Emerson e Adilson na área do Grêmio. O atacante caiu e o árbitro marcou pênalti. Aos 16 minutos, Chicão bateu no lado direito de Victor, que acertou o canto mas não alcançou a bola. 1 a 0. A torcida corintiana foi à loucura e o zagueiro correu em direção ao banco de reservas e abraçou Jorge Henrique. Na saída de campo, Chicão contou que era para mostrar que o grupo de jogadores está unido.

O Grêmio partia para o ataque com as jogadas pelas laterais com Júlio César e Escudero, além de lançamentos para o centroavante André Lima. Embalado pela torcida, o Corinthians apertou a marcação e fez com que os visitantes investissem nas jogadas de bola parada.

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Edenílson chegou atrasado, fez falta em André Lima próximo à grande área e recebeu amarelo. Na cobrança, Douglas bateu colocado e Júlio César se esticou, mas não evitou o empate do Grêmio. “Ali é quase impossível, do jeito que foi eu não tinha como pegar, ele pegou muito bem na bola”, assumiu o goleiro ao sair do campo.

O Corinthians começou o segundo tempo pressionando o adversário. O Grêmio, por sua vez, assustava com as jogadas pelas laterais e nas jogadas de bola parada com Douglas, que aos 10 quase marcou um gol olímpico. Com a marcação reforçada, Tite resolveu dar mais mobilidade ao time e chamou Jorge Henrique. A torcida se agitou com a entrada do camisa 23, que substituiu o apagado Danilo aos 18 minutos.

Jorge Henrique participou da jogada que resultou no segundo gol do Corinthians. Edenílson e Alessandro puxaram a marcação, Jorge trocou passes com os companheiros e a bola sobrou para Paulinho, que ficou livre de marcação e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Victor. Logo depois, em uma jogada de contra ataque, Emerson trocou passes com Jorge Henrique e Ramon. O lateral recebeu na pequena área e chutou para marcar o primeiro gol com a camisa do Corinthians.

Em uma jogada isolada no meio-campo, Liedson atingiu Fábio Rochemback e foi expulso. “Não fui para fazer a falta, ele gritou e o juiz caiu na dele”, reclamou o camisa 9.

Para dar mais ânimo ao time, o técnico Celso Roth colocou Leandro e Brandão nos lugares de Escudero e Marquinhos. Eles conseguiram chegar com perigo à área do Corinthians. Douglas mostrou que realmente faz a diferença. Ele bateu escanteio, a bola cruzou a área e chegou até André Lima, que chegou nas costas de Alessandro e cabeceou para fazer o segundo gol do Grêmio.

Jogando com um a menos, Tite presumiu que o Corinthians seria sufocado pelo adversário e pensou em colocar o zagueiro Wallace. Quando o quarto árbitro levantou a placa para anunciar a substituição, Edenílson caiu no meio do campo e o juiz entendeu que ele estava retardando o jogo. O meio-campista foi advertido com o segundo cartão amarelo e, em seguida, o vermelho. Os jogadores do Corinthians cercaram o árbitro e a torcida protestou.

Sem saída, Tite trocou a substituição e tirou Emerson. O time gaúcho tentou transformar a superioridade numérica em gols, mas o Corinthians conseguiu segurar a vitória e saiu de campo ovacionado pela torcida.

No próximo domingo (4), o Corinthians enfrenta o Coritiba no Couto Pereira. Para este jogo o técnico Tite não terá Liedson, Emerson e Edenílson, suspensos, e Ralf, que estará com a Seleção Brasileira para disputar o amistoso contra Gana em Londres na próxima segunda (5). Com isso, Alex e Willian podem voltar ao time titular no jogo de Curitiba.

Com o 3 a 2, o Corinthians chegou aos 40 pontos na tabela e continua líder do Campeonato Brasileiro. O vice líder é o Vasco, que bateu o Ceará e chegou a 38 pontos. Em terceiro lugar ficou o Botafogo, que venceu o Palmeiras por 3 a 1. Flamengo e São Paulo completam o G-4 (que neste caso vira G-5). Vale lembrar que como campeão da Copa do Brasil, o Vasco já está classificado para a Libertadores 2011. Portanto, se o campeonato terminasse hoje os cinco times estariam classificados para a competição internacional.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 2 GRÊMIO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Data: 31 de agosto de 2011 (quarta-feira), às 18h (de Brasília)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

Assistentes: Marrubson Melo Freitas (GO) e Fábio Pereira (DF)

Cartões amarelos: Edenílson, Liedson (Corinthians); Adilson, Leandro, Douglas (Grêmio)

Cartões vermelhos: Liedson e Edenílson (Corinthians)

Gols: Chicão, aos 16 minutos do primeiro tempo; Paulinho, aos 19, e Ramon, aos 22 minutos do segundo tempo (COR), Douglas, aos 40 minutos do primeiro tempo; André Lima, aos 28 minutos do segundo tempo (GRE)
Público: 16.588
Renda: R$ 439.924,00

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon (Welder); Ralf, Edenílson, Paulinho e Danilo (Jorge Henrique); Emerson (Wallace) e Liedson. Técnico: Tite

GRÊMIO: Victor; Adilson, Vilson (Edcarlos), Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos (Leandro) e Escudero (Brandão); André Lima. Técnico: Celso Roth


Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Com dois a menos, Corinthians bate Grêmio e segue líder do Brasileirão

  1. Mauricio disse:

    Ótimo relato

Deixe um comentário